top of page

3º Festival de Fanfarras e Balizadores acontece neste sábado, 12, no Campo Grande com formato inédito

  • Foto do escritor: INFORME CABULA
    INFORME CABULA
  • 11 de jul. de 2025
  • 1 min de leitura

Foto: Lucas Moura/Secom PMS


O Largo do Campo Grande será palco, pela primeira vez, do Festival de Fanfarras e Balizadores do 2 de Julho, realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) como parte das comemorações pela Independência do Brasil na Bahia. Em formato inédito, a terceira edição do evento ocorre neste sábado, 12, a partir das 8h, com a participação de 18 fanfarras de escolas públicas municipais e estaduais.


Até o ano passado, o Festival era realizado durante o Cortejo Cívico do 2 de Julho, na data magna do Estado, que percorre o trecho da Lapinha até o Campo Grande.


“Este é o resultado de um diálogo contínuo que a FGM tem com os agentes culturais e as instituições que trabalham na construção do 2 de Julho. Esse festival sempre acontecia dentro do desfile cívico mas, em diálogo com os fazedores desta arte, a gente entendeu que precisava de um palco específico, com destaque para essa programação, para que as pessoas possam apreciar isso tudo de perto, além de premiar essas iniciativas. A gente espera que se consolide neste formato para dar ainda mais destaque nos próximos anos”, explica o coordenador do Festival, Talis Castro.


Concurso de fachadas


Além do Festival de Fanfarras e Balizadores, também haverá a premiação dos vencedores do Concurso de Decoração de Fachadas do 2 de Julho. Participaram da iniciativa as fachadas dos imóveis localizados no trajeto do Cortejo Cívico, no trecho entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus.


Por: Rede Globo



Comentários


bottom of page