Cartografia da memória soteropolitana
- Informe Cabula

- 6 de ago.
- 1 min de leitura
No dia 09 de agosto, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira realiza mais uma edição do encontro cultural “Cartografia da Memória Soteropolitana”, prática de fotografia e memória urbana voltada para educadores e pessoas interessadas em explorar conexões entre imagem, memória e cidade.

Foto: Divulgação
Nesta edição, os participantes percorrem o espaço da CAIXA Cultural Salvador, antiga Casa dos Jesuítas, patrimônio cultural local, registram lembranças ligadas ao espaço urbano e reúnem o resultado em um álbum coletivo com exposição digital.
Em celebração ao aniversário da CAIXA Cultural, o projeto convida a uma cartografia de memórias que vai além do edifício tombado da instituição. Propõe mapear sentimentos, experiências e histórias que transformam cada espaço em um universo singular.
Ao revelar cantos e espaços como gatilhos para narrativas pessoais — locais que guardam conversas marcantes e trazem à tona lembranças de outros tempos — os participantes são convidados a criar mapas afetivos, ressignificando sua relação com a cidade, co o próprio espaço Cultural e com sua memória coletiva.
Mais do que um exercício fotográfico, a oficina convida a um olhar sensível e profundo sobre a CAIXA Cultural de Salvador, reconhecendo sua importância na cidade como um espaço vivo e carregado de significados subjetivos. A iniciativa busca fortalecer laços comunitários, valorizando memórias individuais e coletivas na construção da identidade urbana.
09 AGO 2025
CAIXA Cultural Salvador
Cartografia da memória soteropolitana
Encontro
Data e horário: 09/08 (sábado) das 10h às 12h
Público-alvo : Educadores, professores, fotógrafos e interessados em explorar abordagens criativas que conectem memória, fotografia e relações com o espaço urbano.
Classificação : A partir de 16 anos
Turma: única
Vagas: 25
Inscrição gratuita
Por: CAIXA Cultural




Comentários