top of page

Chatbot da Prefeitura de Salvador registra 15 denúncias de violência contra mulheres nos primeiros dias do Carnaval

  • Foto do escritor: INFORME CABULA
    INFORME CABULA
  • 2 de mar.
  • 2 min de leitura
ree

Foto: Bruno Concha / Secom PMS


O Carnaval de Salvador 2025 tem sido marcado por diversas iniciativas voltadas para a proteção de grupos vulneráveis. Uma das novidades deste ano é o uso de tecnologia para facilitar a denúncia de agressões contra mulheres. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), criou um chatbot de denúncias disponível no WhatsApp que tem como objetivo agilizar o processo de denúncia e fornecer informações sobre os tipos de violência, direitos das mulheres e serviços de apoio.


Nos dois primeiros dias de operação, segundo a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o sistema registrou cerca de 15 ocorrências. “Estamos acompanhando de perto a questão da violência contra a mulher no Carnaval e sabemos que precisamos de políticas públicas cada vez mais eficazes. Desenvolvemos, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), a customização de um aplicativo para tornar as denúncias mais eficientes e facilitar a localização dos espaços de apoio para as mulheres, como postos de saúde, DEAMs e nossos postos avançados de atenção à mulher”, disse.


“No aplicativo, há um espaço denominado ‘Proteção à Mulher’. Ao clicar ali, a usuária encontra opções para fazer a denúncia, obter informações e interagir com uma IA, que oferece apoio e orienta sobre o canal mais apropriado e o local mais adequado para atendimento, seja ela vítima ou testemunha da violência”, explicou a secretária Fernanda Lordêlo.


O Chatbot de denúncias da Prefeitura de Salvador está disponível pelo número de WhatsApp (71 98791-3420). Além do sistema, outras iniciativas de acolhimento e proteção também estão em vigor, como campanhas de conscientização e postos de acolhimento espalhados pelos circuitos do Carnaval, como o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra Mulher.


Programação – O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 27/2 a 5/3. A programação completa pode ser acessada no site (http://carnaval.salvador.ba.gov.br/) e, também, no Instagram (@salvadormeucarnaval).


Por: Prefeitura de Salvador



Comentários


bottom of page