top of page

CNH na escola: estudantes da rede estadual terão acesso à primeira carteira de motorista gratuitamente

  • Foto do escritor: INFORME CABULA
    INFORME CABULA
  • 2 de jun.
  • 2 min de leitura

ree

Fonte: Memo Soul


O sonho de aprender a dirigir e garantir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita já é realidade para estudantes da Rede Pública Estadual da Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues assinou, na manhã desta quinta-feira (29), o decreto regulamentando o Programa CNH na Escola, que define diretrizes e critérios para a emissão do documento para alunos das escolas públicas, sem custos.


Ao lado da secretária da Educação, Rowenna Brito, o governador também fez a implementação do Programa CNH da Gente, que garante gratuidade para pessoas em vulnerabilidade social. As taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a concessão, adição ou mudança de categoria serão isentas.


“O Detran existe para garantir cidadania, inclusão e oportunidade para o nosso povo. Hoje, encerramos o Maio Amarelo, reforçando a importância da responsabilidade no trânsito. É uma alegria lançar essas duas frentes tão importantes para a Bahia”, afirmou o governador. Ele reforçou a importância da aposta na inclusão social, empregabilidade e segurança no trânsito.


ree

Fonte: Memo Soul


De acordo com a secretária Rowenna Brito, o programa terá duas mil vagas para estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. “Esses programas são uma oportunidade real para os nossos estudantes conquistarem autonomia e empregabilidade, ainda na escola. Estamos garantindo não só a permanência dos jovens nas unidades estaduais, mas também ampliando seus direitos e perspectivas de futuro. É um grande investimento na formação integral da juventude baiana”.


CNH da Gente

Já o programa CNH da Gente ofertará 10 mil vagas em 2025, distribuídas em 163 municípios. Serão cinco mil vagas para maiores de 18 anos inscritos no Bolsa Presença, um mil para integrantes do projeto Bahia pela Paz e quatro mil para pessoas cadastradas no CadÚnico. A gratuidade inclui as categorias A, B e AB, além de adição de categoria e atividade remunerada (EAR).


Maria Clara Portela, 16 anos, aluna da 2ª série do Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, participou do evento de assinatura e destacou a importância do programa para os jovens. “Estou muito feliz de estar aqui no Detran e de ter esta oportunidade com o CNH na Escola. É um privilégio para nós, estudantes, poder tirar a CNH sem custos”, disse.


Por:Gov Ba





Comentários


bottom of page