Dia Internacional dos Povos Indígenas: “Defendendo Direitos, Moldando Futuros”
- Informe Cabula

- 9 de ago.
- 1 min de leitura

Foto: Internet/Pixabay
“Os povos indígenas são guardiões do conhecimento ancestral, defensores do patrimônio cultural, guardiões da biodiversidade e seres essenciais para o nosso futuro compartilhado.” — António Guterres, secretário-geral da ONU
Em sua mensagem para o Dia Internacional dos Povos Indígenas, assinalado em 9 de agosto, o chefe das Nações Unidas enfatiza que a tecnologia deve apoiar a preservação cultural e o conhecimento indígena. O tema deste ano é: “Povos Indígenas e Inteligência Artificial: Defendendo Direitos, Moldando Futuros.”
Os povos indígenas falam a esmagadora maioria das cerca de 7.000 línguas existentes no mundo e representam 5.000 culturas diferentes.
Distribuídos por 90 países, os povos indígenas representam 476 milhões de pessoas. Eles representam menos de 6% da população mundial, mas representam 15% das pessoas mais pobres.
Estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 1994, o Dia Internacional dos Povos Indígenas relembra a primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em Genebra em 9 de agosto de1982.
Por: Nações Unidas Brasil




Comentários