Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrição e provas do exame
- INFORME CABULA
- 12 de mai.
- 2 min de leitura
O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou as datas do Enem 2025 e reforçou que estudantes isentos da taxa ainda precisam se inscrever dentro do prazo

Foto: Divulgação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já tem datas confirmadas. O período de inscrições vai de 26 de maio a 6 de junho, conforme anunciou nesta sexta-feira (9) o ministro da Educação, Camilo Santana. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o território nacional.
Principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Enem é utilizado como critério de seleção em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os resultados também podem ser aproveitados em universidades de Portugal conveniadas ao Inep.
“Tanto você que está no terceiro ano do ensino médio, vai concluir, que já concluiu e que quer ter a oportunidade de ir para a universidade, não percam a oportunidade”, afirma o ministro da Educação.
O valor da taxa de inscrição e os métodos de pagamento serão detalhados no edital do exame, que ainda será publicado pelo Ministério da Educação (MEC). O prazo para solicitar a isenção da taxa terminou no dia 2 de maio, mas os estudantes que conseguiram o benefício ainda precisam se inscrever normalmente.
Como será o Enem 2025?
O Enem é dividido em dois domingos de prova. No primeiro dia, os candidatos enfrentam 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da temida redação, considerada o ponto mais decisivo da avaliação. Nesse dia, o tempo de prova é maior: 5h30.
Já o segundo dia é voltado às disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza, com outras 90 questões de múltipla escolha. A contextualização das perguntas é uma característica marcante do exame, o que exige mais interpretação do que fórmulas decoradas.
Por que o Enem é importante?
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e se consolidou como o maior exame educacional do país. Além de servir como critério de acesso ao ensino superior, o resultado do Enem também pode ser usado por instituições privadas como nota complementar em seus vestibulares.
Na esfera internacional, diversas universidades portuguesas já aceitam a pontuação do Enem como forma de ingresso facilitado, fruto de acordos com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Calendário do Enem 2025
Inscrições: 26 de maio a 6 de junho
Isenção da taxa: prazo encerrado em 2 de maio
Provas: 9 e 16 de novembro
Edital: será divulgado em breve pelo MEC
Taxa de inscrição: valor e formas de pagamento ainda não definidos
Por: Gabriella Lourenço
Comments