Essas são as tendências de moda de 2024 que vamos continuar usando em 2025
- INFORME CABULA
- 13 de jan.
- 3 min de leitura
O reinado do boho segue? A oncinha ainda tem vez? Confira quais tendências prometem continuar em alta no próximo ano

Foto: Launchmetrics Spotlight
À medida que 2025 começa, é hora de fazer um balanço das tendências de moda que marcaram 2024 e pensar: quais tem força para seguir em alta em 2025 e quais vamos deixar para trás? Sejam estampas, modelagens ou cores, revelamos quais tendências continuaremos a adotar este ano e quais ficam no passado.
As tendências que continuaremos a usar em 2025 e as que deixaremos para trás
Sai: estampa de leopardo
Pessoalmente, adoro a estampa de leopardo. Porém esse padrão marcante foi revisto muitas vezes em 2024. Vestidos transparentes, saias lápis, casacos de pele sintética, botas, sapatos slingbacks e bolsas... Nossos olhos precisam de um pouco de descanso, por isso preferimos deixar a estampa de leopardo em 2024.
Entra: tartan
Que venha o super britânico tartan. Depois de aparecer em roupas do século XVII e virar uma estampa icônica na década de 1970 graças a estilistas como Vivienne Westwood, o tartan rapidamente se tornou um emblema dos movimentos punk e grunge. Já vista em algumas passarelas em 2024, essa estampa ainda tem um futuro brilhante pela frente em 2025. A dica? Use com moderação, em uma saia ou acessório.

Foto: Getty Images
Sai: jeans de cintura baixa
Deixemos o que é dos anos 2000... para os anos 2000! As tendências do início do milênio lembram instantaneamente o visual de Paris Hilton e Nicole Richie em "The Simple Life" com agasalhos de pele na cor pêssego, bolsas de lantejoulas e bonés de "caminhoneiro". Estranhamente, a peça mais popular de 2024 foi o jeans de cintura baixa -- tão polêmico quanto a modelagem skinny.
Entra: jeans índigo
Nada é mais essencial em um guarda-roupa do que um clássico jeans azul-escuro. Recuperado por Sabato De Sarno na Gucci, e por Miuccia Prada na Miu Miu, ele voltará com força em 2025 para realçar as silhuetas, tanto femininas quanto masculinas. As modelagens mais populares? Cortes retos ou largos.

Foto: Getty Images
Sai: transparência
Esta foi uma das tendências polêmicas de 2024. A transparência, muito popular nos tapetes vermelhos, perdeu valor em favor de uma estética um pouco insolente.
Entra: boho-chic
Obrigado, Chloé! Obrigado, Chemena Kamali! A diretora artística da casa francesa reviveu a principal tendência boêmia da década de 2010. Suas musas? Sienna Miller e Kate Moss, que participaram ambas do boom do fenômeno. Em 2025, essa tendência que é sinônimo de uma feminilidade natural, sensual, poderosa e sem esforço ainda estará na moda graças aos vestidos de renda vaporosos, peças com franjas rodopiantes e saias bufantes em tons de marrom.

Foto: Getty Images
Sai: balletcore
Existem dois grupos no mundo: aquele que adora sapatilhas e aquele que não as toleram. Em 2024, o retorno do calçado foi impulsionado pelo fenômeno balletcore, que defende uma estética inspirada na dança. Agora, é muito provável que esta tendência (como todos os fenômenos que terminam com o sufixo -core) esteja ultrapassada.
Entra: estética marinha
Sim, capitão! Em 2025, a moda começa a imaginar silhuetas enfeitadas com verdadeiros equipamentos náuticos: a boina substitui o chapéu bucket, a gola marinheiro está mais na moda do que nunca, e os suéters são adornado com listras, marcando o grande retorno do estilo navy.

Foto: Launchmetrics Spotlight
Sai: amarelo manteiga
Foi ele quem dominou a última temporada. O amarelo manteiga, reconfortante e macio, adornou todos os nossos itens essenciais em 2024 e consolidou-se como um antídoto para a melancolia e a monotonia. Porém, não é a tonalidade mais fácil de combinar no dia a dia.
Entra: marrom
O Mocha Mousse (Pantone 17-1230), um marrom que mistura tons de chocolate, canela e café, foi eleita a cor do ano pela Pantone. Ela evoca conforto, elegância e estabilidade numa época em que tudo se move muito rapidamente. Essa nuance se destaca como um desprezo pelas microtendências que florescem diariamente nas redes sociais. Por que vamos adotá-lo? Porque é tão chique quanto o preto e, como ele, combina com tudo.

Foto: Charles Naseh e Aleph Loureiro
Esta matéria foi publicada originalmente no site da Vogue França com o título: "Quelles sont les tendances de 2024 que l'on continuera à porter en 2025 (et celles qu'on laissera au placard)?"
Canal da Vogue
Quer saber as principais novidades sobre moda, beleza, cultura e lifestyle? Siga o novo canal da Vogue no WhatsApp e receba tudo em primeira mão!
Por Alexandre Marain para Vogue França
Comments