Geração Z revive emprego que estava à beira da extinção, mas que está rendendo salários de mais de 6 dígitos
- INFORME CABULA
- 23 de abr.
- 2 min de leitura
Receber bem ajudando idosos.

Foto: Internet/Pixabay
O que antes era visto como um dos trabalhos mais tediosos do mercado passou por uma reviravolta surpreendente nos Estados Unidos. Impulsionada pela temporada de declaração de imposto de renda de 2025, a Geração Z está revitalizando a contabilidade — uma profissão que estava em declínio acelerado com a aposentadoria em massa de veteranos da área.
E, mais do que um resgate profissional, o movimento está rendendo salários de seis dígitos a muitos jovens recém-formados.
Por trás dessa mudança está o programa VITA (Volunteer Income Tax Assistance), iniciativa que oferece assistência gratuita na preparação de declarações para pessoas com baixa renda, idosos e contribuintes com dificuldades específicas. Universidades como a Estadual da Califórnia se tornaram verdadeiros polos de apoio: apenas nesta instituição, mais de 280 estudantes participaram do programa neste ano.
Impacto social positivo
O resultado foi expressivo. Somente durante o último período fiscal, os jovens ajudaram mais de 9 mil pessoas, economizando cerca de US$ 2 milhões em serviços pagos e contribuindo para o resgate de quase US$ 11 milhões em restituições.
Além do impacto social, o envolvimento com situações fiscais complexas proporcionou uma curva de aprendizado acelerada, valorizada por empresas que buscam novos talentos contábeis.
Embora o atrativo financeiro seja inegável — muitos desses jovens saem do programa direto para empregos de alto salário —, há também um componente de propósito. Para boa parte da Geração Z, o sentido de ajudar comunidades vulneráveis tem sido tão motivador quanto as cifras.
A tendência indica que o contador do futuro pode ter menos a ver com ternos e planilhas entediantes e mais com empatia, tecnologia e ação comunitária. Para uma geração conectada e disposta a fazer a diferença, transformar a burocracia em impacto é apenas o começo.
Infelizmente, não existe um programa do tipo no Brasil, especialmente com alta remuneração.
Por: Vika Rosa
Comments