top of page

Lista de atletas que mais jogam no Brasileiro tem Wagner Leonardo no topo e três do Bahia; veja top-10

  • Foto do escritor: INFORME CABULA
    INFORME CABULA
  • 7 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

Além de zagueiro do Vitória, Gabriel Xavier, Jean Lucas e Luciano Juba compõem o ranking

De acordo com levantamento do Espião Estatístico, o top-3 dos jogadores com mais minutos na Séria A tem Wagner Leonardo (Vitória), Marllon (Cuiabá) e Gabriel Xavier (Bahia), nesta ordem. Jean Lucas e Luciano Juba, do Esquadrão, aparecem logo atrás.

A lista leva em consideração os minutos de acréscimos e desconta as paradas técnicas, interrupções para entradas de ambulância e quedas de energia, caso tenham ocorrido nos jogos.

Atletas que mais atuam na Série A

Atleta

Clube

Jogos

Minutos em campo

Wagner Leonardo

Vitória

24

2.332

Marllon

Cuiabá

23

2.318

Gabriel Xavier

Bahia

23

2.306

Jean Lucas

Bahia

24

2.220

Matheus Pereira

Cruzeiro

23

2.208

Rodrigo Garro

Corinthians

23

2.202

Luciano Juba

Bahia

24

2.196

Bastos

Botafogo

23

2.188

Guilherme Romão

Atlético-GO

22

2.173

Adriano Martins

Atlético-GO

22

2.166

Fonte: Espião Estatístico


Wagner Leonardo

Wagner Leonardo é a principal referência na defesa do Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Atleta que mais atua no Campeonato Brasileiro, Wagner Leonardo é unanimidade no Vitória desde o ano passado, quando foi um dos destaques da conquista da Série B. Em 2024, ele reforçou o status de pilar da equipe e é o jogador rubro-negro que mais entrou em campo na temporada, com 44 partidas e 3.856 minutos jogados.

Na Série A, Wagner tem 24 jogos e somou 2.077 minutos. Ele só desfalcou o time contra o Vasco, pela 6ª rodada, depois de ser expulso no jogo anterior diante do São Paulo. Em meio a improvisações e mudanças na defesa, o zagueiro de 24 anos sempre teve vaga cativa no elenco do Vitória e já formou duplas de zaga com todos os jogadores disponíveis para a posição.



Gabriel Xavier

Gabriel Xavier durante treino do Bahia — Foto: Divulgação/EC Bahia

Coincidência ou não, o terceiro da lista também é um jovem zagueiro, mas que atua pelo Bahia. Aos 22 anos, Gabriel Xavier, diferente de Wagner Leonardo, conquistou seu espaço aos poucos no Tricolor em 2024 e só ganhou a posição pelo lado direito da defesa a partir do início do Campeonato Brasileiro.

Gabriel chama atenção pela imposição e cortes precisos e já conquistou a confiança de boa parte da torcida tricolor. Neste Brasileirão, o defensor disputou 23 partidas e soma 2.070 minutos em campo. Ele só ficou de fora da 1ª rodada, contra o Internacional, quando Ceni manteve Cuesta na equipe titular, e na 18ª rodada, contra o Corinthians, por suspensão. Em toda a temporada, Xavier tem 40 jogos disputados e 3.453 minutos em campo.


Jean Lucas


Jean Lucas marca único gol do Bahia contra o Fortaleza — Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Quarto do ranking de atletas que mais atuaram no Campeonato Brasileiro, Jean Lucas também é peça fundamental do esquema de Rogério Ceni. Diferente de Gabriel Xavier, Jean ganhou status de titular desde o primeiro jogo da temporada. Não à toa ele é o terceiro jogador com mais partidas na temporada (48) e é o atleta de linha com mais minutos em campo (3870).

Pela Série A, Jean Lucas tem 24 confrontos disputados, com 2.220 minutos. O meia se destaca em boa parte dos jogos do Bahia com boas transições da defesa para o ataque e constantes aparições ofensivas. Ele, inclusive, é vice-artilheiro da equipe ao lado de Everaldo, com nove gols. O único jogo em foi desfalque no Brasileiro foi contra o Internacional, na 20ª rodada, por suspensão.


Luciano Juba

Luciano Juba em Bragantino x Bahia — Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Por fim, o lateral-esquerdo Luciano Juba também se destaca ao aparecer na 7ª posição da lista. Ele, inclusive, merece um destaque especial, já que passou a ganhar a confiança de Ceni a partir do Brasileirão do ano passado e conquistou espaço na equipe em uma posição que muitos não estavam acostumados a vê-lo, já que veio do Sport com pompas de goleador.

Juba se adaptou ao esquema do Bahia na lateral esquerda e muitas vezes trabalha como um jogador mais defensivo para deixar Arias livre para chegar ao ataque. Foi assim que ele atuou em 24 partidas deste Brasileirão e soma 2.196 minutos em campo. Ele só foi ausência na derrota para o Fluminense, em jogo da 21ª rodada da Série A, quando Ceni poupou alguns atletas antes das oitavas da Copa do Brasil.

Na temporada 2024, Juba é o segundo com mais partidas disputadas pelo Bahia (49), só atrás de Caio Alexandre (51).


Os jogadores da dupla Ba-Vi só terão a oportunidade de somar mais minutos no Campeonato Brasileiro no próximo final de semana, por conta da Data Fifa. O Bahia recebe o Atlético-MG no domingo, às 18h30, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em jogo direto por vaga no G-6. Já o Vitória pega o Atlético-GO um dia antes, às 16h, no Antônio Accioly, em partida que vale um respiro para os dois times na luta contra o Z-4.

Comentários


bottom of page