top of page

Parque da Cidade recebe iniciativas de sustentabilidade e limpeza neste sábado

  • Foto do escritor: INFORME CABULA
    INFORME CABULA
  • 21 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Evento ocorrerá a partir das 9h, e oferecerá oficinas de plantio de árvores, bem como um mutirão de limpeza para conscientização ambiental


Jefferson Peixoto/Secom PMS


O Parque da Cidade Joventino Silva, no Itaigara, receberá neste sábado (21), oficinas de plantio de árvores e de confecção de brinquedos com itens plásticos. As ações, que têm a temática “Todos juntos pela economia circular e pelo combate às mudanças climáticas”, fazem parte da edição do Clean Up Day + WCW 2024 | Bahia. O evento tem a participação da Solos, Braskem, Basf e Cetrel, com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).


As ações terão início por volta das 9h, e os visitantes serão organizados em grupos, cada um dedicado a uma atividade. Durante o plantio, os participantes conhecerão os tipos de mudas e receberão orientações sobre o processo antes do cultivo, que ocorrerá no próprio equipamento público.


Na oficina de confecção de brinquedos, voltada para as crianças, será discutido o uso de diferentes tipos de resíduos e como podemos reutilizá-los antes de considerar o descarte. O material da oficina foi doado em uma campanha realizada previamente com os colaboradores das empresas envolvidas.


Além dessas duas atividades, haverá uma dinâmica onde os participantes serão incentivados a “espalhar a palavra da sustentabilidade”, mobilizando o público presente no parque para se juntar às ações.


“Esse tipo de ação mostra o comprometimento da Prefeitura com a pauta ambiental. Vamos realizar o plantio e a oficina de brinquedos junto aos demais parceiros, como uma maneira de fortalecer a educação ambiental para nossas crianças e potencializar o desenvolvimento do verde em nossa cidade”, afirmou o titular da Secis, Ivan Euler.


“A economia circular tem um importante papel para manter a floresta em pé. Com o descarte para a reciclagem, possibilitamos que menos matéria-prima virgem seja extraída da natureza, preservando as matas nativas. Ficamos super felizes de realizar essa ação que une conscientização e mão na massa em meio a celebração de duas datas tão simbólicas como o Dia Mundial da Limpeza e o Dia da Árvore”, apontou a cofundadora da Solos, Saville Alves.


Limpeza


No mesmo dia, haverá um mutirão de limpeza no local, visando conscientizar a população sobre o descarte responsável de resíduos e a importância da preservação ambiental.

A mobilização será conduzida pelo Parque Social e contará com a participação de colaboradores, jovens aprendizes e beneficiários da instituição, além de qualquer pessoa interessada em participar. Os voluntários podem se inscrever pelo link.


O ponto de encontro será no estacionamento externo do Parque Social, situado no Parque da Cidade. O evento, em parceria com o Instituto Limpa Brasil – Let’s do It!, busca envolver voluntários na adoção de hábitos sustentáveis e contribuir para a conservação desse importante espaço verde da cidade, um remanescente da Mata Atlântica.


“Nosso objetivo é incentivar mudanças de comportamento, promovendo ações que inibam a poluição e fortaleçam a relação da comunidade com o meio ambiente. A limpeza que será realizada neste dia, de forma voluntária, vai além do que já é feito diariamente, pois nos dividiremos em grupos para coletar resíduos sólidos descartados de maneira irregular por frequentadores do Parque da Cidade”, explicou a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos.

Comentários


bottom of page