'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira' é o tema da redação do Enem 2025
- Informe Cabula

- 10 de nov.
- 2 min de leitura
Tema foi divulgado pelo ministro da Educação nas redes sociais

Foto: Divugação/Inep
Por: Manuella Viegas
Os participantes que realizaram a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, neste domingo (9), tiveram que argumentar sobre as "perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” na redação. O tema, um dos pontos mais aguardados do exame, foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais.
"O tema da redação do Enem 2025 é: 'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira'", escreveu o ministro no X, antigo Twitter.
Nas redes sociais, internautas comemoraram a escolha do tema. "Tema maravilhoso", afirmou um. "Bom tema, fácil de desenvolver", apontou outro. "Que tema bom, que inveja", brincou um terceiro.
Professor de História na Escola Eleva, Rafael Cruz celebrou a escolha do tema e afirmou que os participantes podem usar de questões multidisciplinares para usar de argumentos na redação. "O tema da redação é atual e muito relevante para a sociedade brasileira e com a marca do Enem, dessa abordagem interdisciplinar. Pela questão da matemática, vemos o impacto desse envelhecimento na economia; pela questão da previdência/ aposentadoria, como se equilibra esse custo maior com a força de trabalho; pela geografia, é possível abordar a pirâmide etária, crescimento demográfico e como isso causa impacto na sociedade e na economia", explicou.
"Do ponto de vista da história e da sociologia, podemos falar como esse idoso é valorizado ou desvalorizado também na sociedade, o que mudou ao longo do tempo, como esse aumento da expectativa de vida tem mudado a perspectiva sobre o idoso e como isso tem causado transformações na sociedade e no País. É um tema relevante socialmente falando e é um tema que permite múltiplas abordagens, o que é a cara do Enem", afirmou.
Para a coordenadora de Redação do Elite Rede de Ensino, Caroline Lucena, o tema tem diversas formas diferentes de abordagem, mas o candidato deve tomar cuidado com a possibilidade de tangenciamento, fugindo do proposto pela prova.
"O Brasil envelhece rapidamente. Além disso, vivemos uma era de contradições: o avanço da medicina aumenta a longevidade, mas o mercado e as redes sociais glorificam a juventude. O resultado é um país em que o idoso vive mais, mas nem sempre melhor — sem acesso digital, com pensões defasadas e pouca representatividade nas decisões políticas. Eu gosto de pensar que os temas do Enem têm um papel social: fazer os brasileiros pensarem sobre o Brasil. Entendendo que o Enem é feito predominantemente por jovens, é importante que eles tenham essa reflexão sobre o futuro, pq é algo que os afeta diretamente", observou.
Neste domingo, os estudantes realizaram a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, língua estrangeira e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No próximo domingo (16), será a vez do exame de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.




Comentários