top of page

Prefeitura de Salvador oferece atendimento especial para o CadÚnico LGBTrans+

  • Foto do escritor: INFORME CABULA
    INFORME CABULA
  • 28 de jan.
  • 2 min de leitura
ree

Foto: Bruno Concha / Secom PMS


A Prefeitura de Salvador está promovendo um atendimento especial para o cadastramento no Cadastro Único (CadÚnico) da população LGBTrans+. O serviço visa facilitar o acesso da comunidade aos diversos benefícios sociais e garantir inclusão e igualdade de oportunidades para este público, promovendo a reparação histórica e a efetivação dos direitos sociais da comunidade.


A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). O atendimento está disponível para todas as pessoas LGBTrans+ que ainda não são cadastradas e que desejam acessar os benefícios do CadÚnico. Para isso, basta comparecer das 8h às 15h, na Rua Carlos Gomes, nº 31, no bairro 2 de Julho, sem a necessidade de agendamento prévio.


O coordenador de Diversidade LGBT+ da Prefeitura de Salvador, Marcelo Cerqueira, destacou a importância da iniciativa. “Faço parte do cadastramento e estou muito feliz com o trabalho que vem sendo feito, como é possível ajudar essas pessoas, visando com que o estado consiga auxiliar e dar uma reparação que ajuda a garantir inclusão social”, afirmou.


O atendimento ocorre em um momento significativo, próximo ao dia 29 de janeiro, que é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Marcelo Cerqueira ressaltou a importância dessa data. “Esse momento é de extrema importância, pois o serviço mais utilizado é o de retificação de nome”, explicou o coordenador.


A retificação de nome é um direito fundamental para a população trans, permitindo que o nome social de cada pessoa seja reconhecido de acordo com sua identidade de gênero, o que contribui para um ambiente mais inclusivo e respeitoso.


O Cadastro Único é uma ferramenta essencial para o acesso a políticas públicas de assistência social, e o atendimento especializado visa ampliar a inclusão da comunidade LGBTrans+ em diversos serviços oferecidos pela Prefeitura.


Por: Prefeitura de Salvador

Comentários


bottom of page