top of page

4 Ideias Que Resumem a Alta Moda Dolce & Gabbana 2025

  • Foto do escritor: INFORME CABULA
    INFORME CABULA
  • 17 de jul.
  • 2 min de leitura

Inspirada na Roma Antiga, a coleção celebrou a herança cultural da Cidade Eterna



ree

Foto: Isidore Montag/Cortesia Dolce & Gabbana


Nada simples dar conta de tudo o que envolve um desfile da Alta Moda de Dolce & Gabbana! A coleção anual é um espetáculo que celebra a Itália e sua herança cultural em diversos aspectos: pode ser uma região, uma estampa, as clássicas óperas. O desfile apresentado na segunda-feira (14/07) é um daqueles inesquecíveis: aconteceu nada menos do que na Via Sacra, entre as ruínas do Foro Romano, núcleo pulsante da Roma Antiga.


A Cidade Eterna é o tema central desta coleção. Por meio de looks pra lá de elaborados, foram abordadas arquitetura, arte, religião, tradição de manufatura e até o espírito da dolce vita dos anos 1950, difundido pelo mundo por meio dos lendários estúdios da Cinecittà.


seguir, você confere um resumo, por meio de 4 passos, que mostram os conceitos e ideias que ajudaram a construir a Alta Moda 2025 da grife de Domenico Dolce e Stefano Gabbana.

Herança cultural

Corpetes, cinturões e braceletes feitos de metal têm presença forte entre os looks; alguns levam inscrições. É um dourado fosco, que transforma as mulheres nas deidades retratadas em esculturas da Roma Antiga. Alguns vestidos, etéreos, fazem referência às Virgens Vestais, sacerdotisas que deveriam manter a chama do Templo de Vesta eternamente acesa. A aura de sonho tomou conta da passarela.



ree

Isidore Montag/Cortesia Dolce & Gabbana


Telas de vestir

As capas oversized, de tecidos encorpados, têm a estrutura perfeita para funcionar como uma tela em branco, onde a grife enaltece a história romana. Por meio de apliques de tecidos, a Fontana di Trevi, por exemplo, é retratada com minúcias, como uma cascata de chiffon de diversos tons de turquesa, que recria a água da fonte. Outras recebem apliques florais em 3D. Do trabalho artesanal ao resultado estético, todas são espetaculares, assim como os vestidos coluna, que estampam sítios históricos.



ree

Foto: Isidore Montag/Cortesia Dolce & Gabbana


Ruínas romanas

Nenhum outro cenário no mundo daria conta de recriar a vibração da Cidade Eterna do que o próprio Foro Romano. Com a autorização do Ministério da Cultura, foi nesse espaço histórico, um dos mais visitados do mundo, que a Dolce & Gabbana mostrou a coleção que celebra a história e o legado de Roma. “Esse é mais do que um gesto estético, é um modo de dizer que o passado não é apenas algo a ser preservado, mas matéria viva, que traz inspiração, emoção e uma nova visão”, declarou Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu. Um cenário de tirar o fôlego para uma coleção idem.


Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.


Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.


Por: Donata Meirelles





Comentários


bottom of page