HQ no cotidiano fantástico
- Informe Cabula

- 16 de ago.
- 1 min de leitura
Em celebração ao Dia do Folclore, patrimônio imaterial brasileiro, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira realiza a oficina “HQ no cotidiano fantástico”, que convida crianças a criar uma página de quadrinhos composta por uma tirinha de quatro quadros, narrando fatos cotidianos com elementos do folclore brasileiro e da cultura baiana.

Foto: Divulgação
A atividade estimula a reflexão sobre tradições locais, como superstições, festas populares e manifestações afro-baianas, integrando referências ao artesanato indígena e aos símbolos típicos da Bahia. Além da contação de histórias e análise de quadrinhos brasileiros e baianos, os participantes desenharão e criarão usando lápis, canetas e colagens.
A oficina será ministrada por Anderson Awvas, quadrinista brasileiro premiado internacionalmente, que compartilha sua experiência criativa com o público infantil, aproximando o universo dos quadrinhos da cultura popular.
A atividade estabelece uma conexão direta com a exposição “Sob o Sol da Bahia”, de Mario Cravo Neto, artista que retrata de forma poética e simbólica as tradições afro-baianas, a religiosidade e o imaginário popular. A partir desse diálogo, as crianças poderão ampliar seu repertório visual ao observar as fotografias da exposição, inspirando-se nos contrastes de luz, nas texturas e nas referências culturais presentes nas imagens para criar suas próprias narrativas gráficas.
16 AGO 25
CAIXA Cultural Salvador
Por: Caixa Cultural Salvador




Comentários